- FutVerdão
- Libertadores: Palmeiras e Flamengo Dividem Lima por Segurança da Torcida
Libertadores: Palmeiras e Flamengo Dividem Lima por Segurança da Torcida
Por Redação FutVerdão em 26/11/2025 13:22
A atmosfera que antecede a final da Copa Libertadores em Lima foi rapidamente obscurecida por incidentes de confronto entre torcedores de Flamengo e Palmeiras. Tais episódios, ocorridos na semana do aguardado embate, não apenas elevaram a tensão, mas também precipitaram uma reconfiguração estratégica no comportamento de ambas as torcidas, que agora operam sob um tácito "perímetro" de segurança nos bairros eleitos para sua concentração.
Inicialmente, a torcida do Palmeiras havia planejado um ponto de encontro no badalado bairro de Miraflores. Contudo, em uma decisão pragmática e visando a prevenção de novos conflitos com os adeptos rubro-negros, a opção foi por uma mudança de local. Um bar no bairro vizinho de San Isidro foi então escolhido, demonstrando uma clara intenção de evitar a proximidade e potenciais atritos.
A Estratégia de Segregação Territorial em Lima
A equipe do UOL, presente em Miraflores para acompanhar a reunião de flamenguistas que assistiam a um jogo do Campeonato Brasileiro ? uma partida que poderia ter lhes conferido o título, o que não ocorreu ?, constatou a predominância de torcedores rubro-negros. Notou-se na "Calle de Las Pizzas", ponto nevrálgico de sua concentração, a presença de uma solitária viatura policial.
Mensagens circulando em grupos de comunicação de palmeirenses, às quais o UOL teve acesso, evidenciavam o alerta para a cautela ao transitar pelas imediações dominadas pelos rubro-negros. Embora uma pequena parcela da torcida alviverde tenha optado por um bar a meros 120 metros da área flamenguista sem registrar problemas, a observação da reportagem até o desfecho da partida revelou a ausência de qualquer palmeirense na "rua dos torcedores do Fla".
A "divisão natural" entre os bairros de Miraflores e San Isidro se estende também à logística de hospedagem das delegações. O Flamengo tem sua base no Hilton Lima Miraflores, enquanto o Palmeiras se instalará no Hyatt Centric San Isidro Lima. Ambas as equipes estão programadas para chegar à capital peruana nesta quarta-feira.
A Escalada da Tensão e as Implicações Legais
Até o momento, a maioria dos membros de torcidas organizadas ainda não chegou a Lima. As confusões previamente registradas foram, em grande parte, protagonizadas por "torcedores comuns". A expectativa é de que o clima de apreensão possa se agravar nos próximos dias, com a iminente chegada de um contingente ainda maior de fãs.
A legislação peruana é clara quanto às consequências de tais desordens, prevendo sanções de prisão para torcedores, dependendo da gravidade dos confrontos. A final da Copa Libertadores, que promete ser um espetáculo dentro de campo, está marcada para este sábado, 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental, sob um pano de fundo de segurança e cautela.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros