- FutVerdão
- Abel Ferreira sobre Brasileirão: Palmeiras não é o único favorito, luta será acirrada
Abel Ferreira sobre Brasileirão: Palmeiras não é o único favorito, luta será acirrada
Por Redação FutVerdão em 13/02/2026 00:51
O técnico Abel Ferreira, à frente do Palmeiras, delineou um cenário de intensa competição pela Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o Verdão assumindo a liderança após a vitória sobre o Internacional no Beira-Rio, o comandante português evitou cravar o alviverde como único postulante ao troféu.
Em sua análise, Ferreira desmistificou a ideia de que apenas equipes com alto poder aquisitivo, como Palmeiras , Flamengo e Cruzeiro, possuem chances reais de erguer a taça. Para ele, o futebol reserva surpresas que vão além dos recursos financeiros.
A Magia do Futebol Além do Investimento
?Investimento não ganha jogos nem campeonatos, mas ajuda muito, senão o Real Madrid e o Paris Saint-Germain eram sempre campeões. O futebol é mágico exatamente por isso, porque dá oportunidade às equipes que não têm os mesmos recursos, mas conseguem ser organizadas, competitivas. Há umas que têm um trabalho de mais de continuidade, organização, que conseguem suportar turbulência e há outras que na mínima turbulência, troca-se treinador, troca quatro ou cinco jogadores?, explicou o treinador.
Ele ressaltou a importância da consistência e da estrutura organizacional para o sucesso a longo prazo, atributos que, segundo ele, o Palmeiras tem cultivado. "O Palmeiras sabe que vai ganhar e perder, que tem um trabalho de continuidade e de processos muito bem instalados nos últimos dez anos e está a tirar frutos disso. É um campeonato extremamente competitivo, vai ver os últimos jogos e resultados, equipes que o ano passado fizeram um campeonato tremendo, este ano começam mais difícil", complementou.
Projeções de Abel Ferreira para o Brasileirão
Ao ser questionado sobre projeções específicas, Abel Ferreira preferiu manter a cautela, indicando que a disputa pelo título deve envolver um número considerável de equipes. Ele estima que, no mínimo, cinco clubes estarão na briga até as rodadas finais.
?Não consigo prever. Há sempre ali quatro ou cinco equipes que vão até o fim e há sempre uma outra outsider, como foi o ano passado o Mirassol, que fez uma campanha extraordinária?, declarou.
A análise do técnico sobre a partida contra o Internacional destacou uma queda de rendimento da equipe nos minutos finais, o que levou à priorização da defesa. Abel Ferreira abordou a complexidade da maratona de jogos no Brasil, com competições como o Paulistão e o Brasileirão ocorrendo simultaneamente.
Gestão de Desgaste e Recuperação Física
?Tivemos uma semana para preparar o primeiro jogo no Paulista. Tivemos jogos onde jogámos muito bem, tivemos outros jogos em que perdemos. Vamos fazer esta gestão, mas sabendo que aqui no Brasil, em função da intensidade que é, das viagens, das horas que chegas à casa, volta a referir a importância que é a recuperação física, a privação de sono?, avaliou o comandante.
Ele explicou a razão da dificuldade em manter a pressão sobre o adversário na reta final do jogo: ?Por que a nossa equipa nos últimos 10, 15 minutos não continua a empurrar o nosso adversário para trás, como foi até aos 30 minutos da segunda parte? Exatamente por isso, porque o nosso adversário descansou a equipa durante a semana e nós há três dias tivemos um jogo extremamente intenso, não só fisicamente, mas como também mentalmente?, pontuou.
Com a classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista já assegurada, o Palmeiras se prepara para enfrentar o Guarani no próximo domingo (15), em partida válida pela última rodada da fase de classificação do estadual.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros