- FutVerdão
- Palmeiras: Arbitragem Hesita em Marcar Pênaltis Cruciais para o Verdão
Palmeiras: Arbitragem Hesita em Marcar Pênaltis Cruciais para o Verdão
Por Redação FutVerdão em 14/02/2026 05:11
A insatisfação do Palmeiras com a atuação da arbitragem em relação aos lances de pênalti, que o clube alega não estarem sendo devidamente assinalados a seu favor, ganhou contornos oficiais. Após a vitória sobre o Internacional por 3 a 1 no Brasileirão, o técnico Abel Ferreira externalizou a preocupação que paira nos bastidores alviverdes. A declaração do comandante, inclusive, contou com o endosso da diretoria palmeirense, demonstrando a unidade do clube na questão.
Nos corredores do clube, a apreensão é palpável. A percepção é que, desde a partida contra o São Paulo, onde um pênalti a favor do Tricolor não foi marcado, o Palmeiras tem visto a sua própria sorte com a arbitragem mudar drasticamente. O contato com as esferas responsáveis pelas competições é constante, com o clube buscando expressar formalmente seu descontentamento com a situação.
A Narrativa e a Insegurança Arbitral
Segundo a ótica do Palmeiras , após o controverso clássico contra o São Paulo, uma narrativa de favorecimento ao clube teria sido construída por rivais, influenciadores e parte da imprensa. A partir desse ponto, o clube observa uma suposta "insegurança" por parte dos árbitros ao apitar lances de pênalti em favor do Verdão. A alegação é que, desde então, ao menos seis infrações claras não foram sancionadas.
A lista de lances questionáveis apresentada pelo clube é extensa e abrange diferentes competições. Em 2025, foram citados pênaltis contra Flamengo (empurrão de Jorginho em Gómez ) e Santos (lance sobre Mauricio). Já neste ano, os casos incluem partidas contra Novorizontino (situação de Allan sendo puxado), Botafogo-SP (Allan sendo derrubado), Vitória (toque de mão em tentativa de chapéu de Flaco) e o mais recente contra o Internacional (toque por trás na perna de Vitor Roque ).
Estatísticas Revelam o Padrão Incomum
Para ilustrar a mudança de cenário, os números são reveladores. Antes do clássico contra o São Paulo, em 2025, o Palmeiras disputou 59 partidas, sendo beneficiado com 14 pênaltis e sofrendo cinco. Nos 24 jogos subsequentes, a situação se inverteu dramaticamente: nenhum pênalti marcado a favor do Verdão, enquanto cinco foram assinalados contra a equipe em partidas contra Red Bull Bragantino, Flamengo, LDU, Grêmio (duas vezes) e Corinthians.
"Desde o jogo contra o São Paulo, no ano passado, vão 23 jogos e parece que tem um decreto que não se pode marcar um pênalti a favor do Palmeiras . Não consigo entender isso. Depois daquela gritaria toda desse jogo, o único pênalti que tivemos foi contra a LDU, em casa. Já tivemos, neste ano, mesmo no Paulista, situações de pênalti claro. Temos que ser mais exigentes uns com os outros. A arbitragem é muito exigente comigo e está certa, mas exijo também. O Palmeiras e os clubes também exigem que se marquem os pênaltis quando é para marcar", declarou Abel Ferreira.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros